domingo, 17 de agosto de 2014

Quando as máscaras caem

Desde pequeno estive no templo e aprendi todas as verdades sobre Deus relatada por Moisés e os profetas através das santas escrituras. Criação rígida, iniciado na escola farisaica com os melhores professores.
Aprendi que era superior àqueles que não possuíam tal ensinamento. Ser fariseu sempre foi sinal de destaque perante a sociedade. Afinal, somos os doutores, autoridades máximas do entendimento das escrituras e nos orgulhamos disso.

Com meu próprio esforço e um pouco de carisma, me tornei o líder deles. Um príncipe!
Pobres viúvas! Pobres fariseus! - eu achava. No templo, julgava que eu era a referência de alguém que cumpria todos os mandamentos. Sobre um pedestal, ficava inconformado porque algumas pessoas não eram como eu. Seria tão difícil assim? Lhes faltava inteligência?

Até que certo dia ouvi comentários sobre um jovem mestre que ensinava sobre Deus e realizava muitos milagres. O ouvi algumas vezes no templo.Sua ousadia em quebrar algumas tradições me deixou furioso. Como alguém pode fazer algo no sábado? Ele até falava com mulheres.
Mas essa fúria se tornou em curiosidade. Precisava vê-lo mas, devido a minha posição, não poderia jamais aparecer em público ao seu lado. Até porque poderia receber represálias da alta cúpula farisaica. Resolvi marcar a noite, em um lugar de pouca movimentação. Pedi a um mensageiro que desse o recado e o mestre Jesus prontamente me atendeu.

Com toda minha arrogância quis testa-lo, perguntando sobre sua autoridade para falar em nome de Deus. Queria que ele fosse desmascarado! Estava certo que ganharia aquele debate, pois não havia mestre maior que eu. Mas estava completamente enganado.

A verdade que o mestre me revelou naquela noite foi muito perturbadora. Sua resposta foi: "Importa que você nasça de novo".
Depois de uma longa conversa percebi algo que mudou minha vida. Tudo aquilo que eu havia construído, minha educação, minha posição não eram suficientes para chegar até Deus. Tantos anos jogados fora. Quantas orações não ouvidas? Quanta reprovação de Deus? Descobri que eu não era nada. Minhas máscaras haviam caído. Uma vida de fingimento perante Deus e agora já não me restava mais nada.

Mas aquele encontro não havia terminado. Descobri que estava face a face com o Filho de Deus. O messias anunciado pelos profetas. Ele me restaurou e me deu uma nova chance. Pude nascer de novo. E agora para uma nova vida. Uma vida eterna!

Não sei como será minha vida daqui pra frente. Continuo tendo minha posição e não posso sair agora. Sei que este dia chegará em breve.

Nicodemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário